Sobre Ibiúna

Cidade de Ibiúna

Ibiúna é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º39'23" sul e a uma longitude 47º13'21" oeste, estando a uma altitude de 996 metros. Sua população estimada em 2005 era de 73 905 habitantes.

Estância turística

Ibiúna é um dos 29 municípios paulistas considerados "estâncias turísticas" pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. O município também adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de "estância turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

A origem do município de Una, atual Ibiúna, vem do tupi-guarani. Una é um vocábulo tupi-guarani que significa "negro", "escuro", "preto", e ybi que significa "terra". Assim sendo, Ibiúna na linguagem tupi-guarani, significa "terra preta".

O rio que banha a cidade "rio de Una", é que lhe deu o nome primitivo de Una.
Trata-se de uma corruptela do "Y Una", que em tupi guarani significa Y - água e Uma - preta. Portanto, Y Una, significa água preta. Os mais antigos ao pronunciarem o nome anterior do município usam a expressão Yuna e apenas uma parte da população usava a pronúncia Una.

Como existiam dois municípios com a mesma denominação de Una, sendo o nosso aqui no Estado de São Paulo e outro no Estado da Bahia, um teria que ter a sua denominação mudada ou alterada.

Entretanto, o município baiano por ser mais antigo e considerado na época de maior valor histórico, herdou em definitivo a denominação de Una.

Mas pelo decreto-lei estadual n° 14334 de 30 de novembro de 1944, o município paulista de Una passou a denominar-se Ibiúna.

Geografia

Distritos existentes: Carmo Messias e Paruru (Lei Municipal Número 401, de 1997) O município de Ibiúna se localiza na bacia fisiográfica do Paranapiacaba, apresentando, a sede municipal, as seguintes coordenadas geográficas: latitude S.23'39'20' - longitude W.Gr.47'13'31' e distante em linha reta da capital do estado em 63 km. A localização geográfica da Cidade de Ibiúna é a região sudeste do estado de São Paulo, nas encostas da Serra do Paranapiacaba no KM 43 da Rodovia Raposo Tavares

Topografia

A topografia do município é bastante variável, uma vez que esta se localiza nas encostas da serra do Paranapiacaba, normalmente ondulada, acidentada e montanhosa. A maioria das terras possuem declividade superior a doze por cento, podendo atingir cem por cento nas regiões mais altas. Por esta razão, a maior parte da agricultura local é desenvolvida nas terras de encostas e meia encosta, devido à ausência generalizada de planícies. Possui 62,9 por cento da Represa de Itupararanga em suas terras.

Clima

O clima de Ibiúna é o subtropical, com verões amenos chuvosos e invernos amenos e sub-secos, tendo temperatura média anual em torno de dezessete graus centígrados, sendo o mês mais frio julho, com média de treze graus centígrados e o mês mais quente fevereiro, com média de 22 graus centígrados. A precipitação média anual gira em torno de 1 400 milímetros.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Ibiúna.

Blog do Guia da Cidade de Ibiúna

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Ibiúna por e-mail
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Alumínio, Cotia, Juquitiba, Mairinque, Miracatu, Piedade, São Lourenço da Serra, São Roque, Tapiraí e Votorantim.

Dados Principais sobre Ibiúna

Aniversário: 24 de Março
Fundação :
1857
Gentílico:
Ibiunense
Area:
1.059,689 Km ²
População
71.228 hab. (2010)
IDH 0,746 - médio
Prefeitura Ibiúna

Brasão de Ibiúna
Brasão de Ibiúna

Bandeira de Ibiúna
Bandeira de Ibiúna

Vídeo sobre a cidade de Ibiúna

 

Mapa Ibiúna

 

Moradores ilustres de Ibiúna

 

   

  Sobre o EncontraIbiúna
Fale com EncontraIbiúna
Anuncie no EncontraIbiúna
Cadastre sua Empresa no EncontraIbiúna (grátis)


Termos EncontraIbiúna | Privacidade EncontraIbiúna


Bandeira de Ibiúna