Ibiúna é a 3ª cidade de SP com maior proporção de Homicídios
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012Ibiúna ficou em terceiro lugar entre as cidades de todo Estado de São Paulo que tiveram no ano passado a maior quantidade de homicídios dolosos (com intenção de matar) por cada 100 mi habitantes. Os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na semana passada foram destaques nos principais jornais do país, inclusive na Folha de São Paulo, que mais uma vez apontou o município como sendo um dos mais violentos do interior paulista.
De acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP, Ibiúna teve taxa de 29,1 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média estadual não passa de 10/100 mil. Foram 21 assassinatos em 2011, contra 14 registrados em 2010, ou seja, um aumento de 50%.
Esta foi a terceira vez em 11 anos que Ibiúna ficou entre as dez cidades mais violentas do Estado. Em 2006, o município ibiunense liderou o ranking de homicídios no Estado, registrando 32 casos no referido ano.
Já em 2011, a cidade com maior taxa de homicídios por habitantes no Estado foi Caraguatatuba, no litoral norte, com 41,44 e Lorena com 36,19. Na Região, o município que mais se aproximou dos índices de Ibiúna foi Itú, que fechou o ano com 14,6. Itapetininga (7,4), Tatuí (4,5) e Votorantim (6,3) foram consideradas as cidades com menor taxa.
Explicações
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Antônio Belloti, disse que o principal fato que levou Ibiúna a ter este alto índice é a população flutuante, que aumenta nos fins de semana e feriados prolongados. “Em algumas ocasiões, o número de moradores pode triplicar. São cidades que estão mais próximas da Grande São Paulo e concentram condomínios e chácaras de lazer. Além disso, são estâncias turísticas com vasta extensão territorial. Brigas por motivos fúteis e problemas familiares dão origem a crimes violentos”, ressaltou. Ele acrescentou que são comuns no município crimes na zona rural por motivos passionais.
Fonte: Jornal do Povo
Mais notícias sobre Ibiúna:
- Iluminação da Prefeitura de Ibiúna é substituída por lâmpadas “econômicas”
- Prefeitura de Ibiúna realiza recadastramento do programa Minha Casa Minha Vida
- A Equipe do Encontra Ibiúna deseja a todos os leitores Feliz Natal
- I Encontro Nordestino reúne milhares de pessoas em Ibiúna
- Jovem morre após acidente em Ibiúna


